

.png)
O Campanário - Patrimônio Cultural apresenta a primeira edição do Curso Prático de Conservação e Restauro de Fachadas Históricas, uma experiência de aprendizado sobre os processos de conservação e restauro das superfícies arquitetônicas externas, em especial dos ornatos.
Ao longo das aulas, serão abordados conhecimentos sobre o restauro de superfícies de fachadas, ornatos, materiais e processos envolvidos nas etapas de projeto arquitetônico e de execução. Você realizará decapagem, molde e réplica, nivelamento, recomposição e alguns acabamentos.
A oficina terá como objeto de estudo o Muro Romano, imóvel situado no Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS). O sítio histórico é reconhecido pelo IPHAN como patrimônio nacional.
Este projeto é apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Desafios do restauro de fachadas históricas

Programação do Curso*
30 e 31 de agosto e 1 de setembro de 2024
24/05/2024 - SEXTA-FEIRA
Manhã
Apresentação.
Introdução ao Restauro Arquitetônico. Métodos.
Tarde
Levantamento de Danos. Decapagem
25/05/2024 - SÁBADO
Manhã
Diretrizes de Projeto.
Nivelamento de ornatos.
Tarde
Prática de molde de ornato.
26/05/2024 - DOMINGO
Manhã
Projeto de Restauro, Execução, Responsabilidade técnica, Licenciamento.
Tarde
Reparos e Nivelamento de Ornatos
Acabamentos
*Conteúdo e programa passíveis de modificações com finalidade didática.
Ministrantes:
Jorge Luís Stocker Jr., Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutorando PROPUR/UFRGS
Flávia Duque-Estrada, Conservadora Restauradora
Público-Alvo:
Profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Conservação e Restauro, História, Museologia, Engenharia Civil e Artes, gestores de cultura e demais profissionais e agentes envolvidos com a preservação do patrimônio cultural, que necessitem compreender melhor os processos específicos envolvidos no restauro arquitetônico.
Local de realização:
Casa de Cultura Dalila Clementina Sperb. Av. Dr. Maurício Cardoso, 132. Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo/RS
Inscreva-se:
✔ Apostila;
✔ Material de uso durante a oficina;
✔ Certificação de curso livre com 24h/a;
✔ Abordagem objetiva e prática, com exemplos concretos e cotidianos;
✔ Acompanhamento dos dois professores ao longo do curso;
✔ Conteúdo inédito;
✔ Leituras complementares e indicações bibliográficas.
Inscrições:
Infelizmente as inscrições para o curso já esgotaram!
Ministrantes

Jorge Luís Stocker Júnior
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Feevale (2016),
Mestre pelo PROPUR / UFRGS (2019) e doutorando também pelo PROPUR/UFRGS (em andamento). É criador e coordenador do projeto O Campanário, que promove sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica.
É autor dos projetos de restauro do Monumento ao Imigrante (tombamento municipal), da Casa Schaly-Geib (tombamento nacional), das casas Leyser e Seibert (inventário municipal), em Novo Hamburgo (RS), entre outros trabalhos realizados.
Foi coordenador dos inventários do patrimônio cultural arquitetônico e paisagístico de Campo Bom, de Arroio dos Ratos e da arquitetura em técnica enxaimel de Novo Hamburgo; além de ter integrado a equipe de inventário dos municípios de Sapiranga e Canoas, todos no Rio Grande do Sul.
Já ministrou cursos de Inventários de Patrimônio Cultural (PUCRS), Métodos para Projeto de Restauro (Preservar NH), Restauro Arquitetônico - A Teoria na Prática (O Campanário), entre outros.
É Membro pesquisador do IHGRGS - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e vice Presidente da AME - HV - Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho. Cumpriu mandato de Vice-Presidente do CEC-RS - Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 2019-2020, de coordenador Núcleo Rio Grande do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (2019-2022) e de representante brasileiro no ICOMOS Emerging Professionals Working Group (2018-2021), entre outros.

Flávia Duque-Estrada
Graduada em Belas Artes pela UFRJ em 2003, Pós-graduada em Licenciatura em Artes pela AVM em 2017. Atua na área de Conservação e Restauro desde 1998, já tendo participado de mais de vinte quatro obras de restauração. Integrou a equipe de restauro de obras como Theatro Municipal; Museu Nacional de Belas Artes; Museu do Primeiro Reinado; Palácio Guanabara; Ordem Terceira de São Francisco da Penitência; Solar da Imperatriz dentre outras obras no Rio de Janeiro. Coordenou o restauro da Basílica Imaculada Conceição no Rio de Janeiro (RJ), Villa Iracema em Juiz de Fora (MG) e da imagem de Nossa Senhora das Graças localizada na fachada do Colégio Vicentino Santa Isabel em Petrópolis (RJ). Autora também de outros projetos de restauração, consultorias e assessorias.
Responsável pelo restauro de inúmeras peças particulares, como imagens sacras, telas, molduras, porcelanas, peças em metais e em madeira, dentre outros. Suas áreas de atuação são metais, cantaria, imagem sacra, douramento, reintegração pictórica, prospecções estratigráficas, recomposição de volumetria, reprodução de peças.
Ministra cursos e workshops, dentre eles cursos de prospecção estratigráfica e reprodução de ornatos históricos, tendo formado dezenas de alunos. Recebeu o Prêmio Amigo do Patrimônio de Juiz de Fora (MG) em 2019; e foi membro do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora (MG) entre os anos de 2020 e 2021.
Cinara de Araújo Vila
Procuradora do Município de Novo Hamburgo, Mestranda em Economia Criativa.
Simplesmente magnífico. Conteúdo rico. Abordagem didática. Muita organização e metodologia.
Depoimentos de alunos que já fizeram outros cursos conosco:
Cristiane Vieira da Costa Maia
Arquiteta e Urbanista
O curso tem uma ótima didática e uma fácil compreensão, mesmo sendo um tema bastante complicado e com muitas vertentes de pensamento.
Angelita Vargas Peixoto
Conservadora Restauradora
Curso bem didático e explanado com muita clareza. Serviu para me atualizar nas abordagens dos conceitos.


Sobre O Campanário - Patrimônio Cultural
Iniciado em 2020, o projeto de sensibilização e capacitação para o patrimônio cultural O Campanário já atinge mais de 20 mil seguidores e já certificou mais de 1,5 mil alunos em cursos livres.
O projeto já ofereceu imersões digitais em Paisagem Cultural, Cemitérios Patrimoniais e Técnica Enxaimel, além dos cursos digitais Inventários na Prática, Patrimônio Cultural: Novas Ideias do Campo e Restauro Arquitetônico: A Teoria na Prática. Além disso, já foram realizados cursos e palestras em diversos municípios do Brasil.
Completando 4 anos de atividades, O Campanário começa a oferecer atividades de formação presencial, abordando a gestão do patrimônio cultural e as práticas da conservação e restauro arquitetônico.